sábado, 27 de dezembro de 2008

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS


O conjunto dos direitos consagrados nesta declaração representa uma tomada de consciência de uma parte significativa da humanidade,de que o homem não pode ser o lobo do homem (coitados dos lobos que já pagaram,com a quase extinção,a perigosidade que sendo nossa,lhes atribuimos) . Por outras palavras,a declaração representa um marco entre duas etapas da humanidade,na sua caminhada histórica :a pimeira,que foi a da sobrevivência,afirmação e desenvolvimento atribulado ,caótico e violento; a segunda,que é aquela em que nos encontramos,que verdadeiramente estamos a iniciar, a dar os primeiros passos,que é a idade adulta,da liberdade,da igualdade,da fraternidade,da solidariedade,da cooperação. Estamos todos neste pequeño barco e ou conjugamos esforços e nos salvamos a todos ou de contrário ,nos afundamos todos.
O respeito pelos direitos humanos terá de ser conquistado em cada país e nas relações entre estados. A violência,a guerra,a pilhagem,a exploração dos mais fracos pelos mais fortes terá de ser substituida pela cooperação. O Ocidente,O Norte, tem de deixar de ser arrogante,impiedoso,violento,ladrão,pirata, salteador do Sul e Leste. Os direitos humanos têm de ser praticados e respeitados(e estamos ainda longe disso)não só em cada país do Ocidente -Norte,mas também nas relações entre estes com os demais. O que de todo não tem acontecido. O Ocidente -Norte ,embora proclame o contário,julga-se o dono de todo o mundo,e que todo o mundo lhe deve vassalagem. A sua única diplomacia tem sido a diplomacia da força,da guerra,por todas as formas e feitios.Reivindicamos para nós todos os direitos e não reconhecemos nenhuns aos outros.
Estamos preocupados (e com razão ) com o terrorismo,e levamos a todo o lado a guerra(o pior dos terrorismos,o terrorismo em larga escala).Os casos do Iraque e Afeganistão são apenas dois exemplos recentes e actuais .
Na verdade,mesmo no Ocidente,as democracias são ainda frágeis,inconsistentes,formais.Estão todas ellas dominadas ainda por cliques políticas e económicas e aparelhos repressivos(nomeadamente forças armadas) que mantêm os povos subjugados.Os povos não querem e não gostam de guerras. Milhões e milhões de europeus ,americanos e de todo o mundo opuseram-se á guerra no Iraque.E ,no entanto,ela está a fazer-se ,com as consequências que todos conhecemos. Até o Governo português ,do Durão Barroso,alinhou nesse crime hidiondo! E até hoje,(mas ainda não è tarde) estes criminosos ainda não foram julgados!
Lutar pelos direitos humanos é absolutamente primordial em cada país,pelas mais diversas formas.
Em PORTUGAL,não sendo de maneira nehuma a única,uma das melhores será,sem dúvida,lutar pela EXTINÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS.

Nenhum comentário: