sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Efectivos das forças armadas,quantos são?

Quantos são os militares efectivos nos três ramos das forças armadas :exército, marinha,força aérea?
Quantos são os funcionários civis do ministério da defesa?
Qual o rácio de oficiais para sargentos e praças?
Que faz toda esta gente?
Não conseguimos apurar com exactidão os números.
No entanto,pelas pesquisas que fizemos ,não andaremos longe dos números reais.Continuaremos a insistir junto das entidades competentes para que os publiquem nos seus sites .É só uma questão de tempo e chegaremos lá.
Pelo que pudemos apurar,os números são os seguintse:
Em 2008 os três ramos das forças armadas portuguesas somavam 40 000 militares.Segundo artigos publicados na imprensa em 16 de dezembro de 2008,este número iria ser reduzido no ano de 2009,em 2576 efectivos.A ser verdade,admitamos que sim,o número de efectivos no corrente ano será de,aproximadamente,37.500 efectivos.
Destes ,serão 70 generais no activo!!!E 140 estarão na reserva!!!
Logo por aqui se poderá ver que há um general,em média,para pouco mais de 500 subalternos(oficiais,sargentos e praças)!!!
Se tivessemos os números de oficiais e sargentos e praças,dificil não seria concluir que na prática,quase cada um se comanda a si próprio e pouco mais.!!!
Em 2007, havia 379 militares portugueses em cargos internacionais.
No mesmo ano,o Ministério da Defesa tinha 9707 funcionários civis !!! Feitas as contas,práticamente um funcionário civil para cada 3 ou 4 militares no efectivo!!
Só um país rico como o nosso,pode aguentar isto!! Um luxo!!
No conjunto,entre civis e militares,são á volta de 45.000 inúteis,parasitas que temos de sustentar.A verdade é que eles até nem têm culpa .É um emprego como qualquer outro que puseram á sua disposição.Muitos deles, muito bem pagos(generais e oficiais superiores),outros nem por isso.
Mas na verdade,em termos sociais o seu trabalho é não śo inútil mas também altamente prejudicial e dispendioso para o país ,isto é,para todos nós.
Que fazer com esta gente,tão portugueses e cidadãos como qualquer outro?.
Voltaremos brevemente ao assunto,mas para já a resposta só pode ser uma :
Extinção das forças Armadas.

6 comentários:

PaxImperia21 disse...

Qualquer pessoa razoável é a favor da paz, e em primeiro lugar os militares; afinal são eles que têm de arriscar a vida, travando as guerras que outros desencadearam.
Mas a sua atitude não é de um pacifista, pelo contrário, são pessoas cheias de ódio como o senhor (se é que merece ser chamado de senhor), que estiveram na origem de quase todas as guerras na história da humanidade. Não passa de um avôzinho espiritual para essa escumalha anarquista que pilha, queima e destroí tudo o que encontra pela frente a cada manifestação pseudo-pacifista.

Que grande burro me saiu. 60 anos (?) e uma mente de adolescente atrasado que não sabe nada da vida e da história. Licenciado em direito, não é ? Não vai melhorar a minha opinião sobre esses professores-doutores que quanto mais estudam, menos sabem.

(muito pouco) sinceros cumprimentos...

Make peace not war disse...

Paz imperial sec.xx1:
o título do seu blogue diz tudo !
de impérios está o mundo farto.E da guerra de
que os impérios vivem e se sustentam.
Os militares são tão bons e tão maus ,enquanto pessoas ,quanto quaisquer outras.Mas como militares fazem parte duma engrenagem que nunca trouxe nem trará qualquer benefício à humanidade.Pelo contrário,só desgraça.A violência em espiral.
Sem militares ,não há guerras.
A sua linguagem é tipicamente de caserna.
Como não tem argumentos,insulta.
Pelos vistos,o conhecimento da história não passa por si.
E da vida dos povos muito menos.

Aproveite o seu tempo livre,que deve ser muito,para estudar e talvez aprenda que não há paz imperial e império que resistam á luta pela liberdade dos povos dominados.
É só uma questão de tempo.

Por muito que lhe custe

Os meus cumprimentos

Heroi. disse...

Sem dúvida, o blog mais reaccionário de sempre...

Espero que nunca precise que a Força Aérea o salve no mar, ou tenha de o evacuar de helicópetero de algum lado... Enfim !!!

A maior parte dos portugueses tem orgulho nas suas forças armadas!

Já se esqueceu quem foi buscar os portugueses a guiné em 1998 ?

Um barco da marinha marcante, que foi escoltado e protegido por fragatas Meko da Marinha...O seu blog é so ódio!

Make peace not war disse...

Herói :
As questões que coloca merecem resposta.
O socorro no mar ou em terra pode perfeitamente ser feito por serviços civis,desde que sejam dotados de meios materiais e humanos adequados.Nada impede que,extintas as forças armadas ,os militares que tenham essa qualificação transitem para esses serviços.
Quanto ao caso da Guiné ,a evacuação de estrangeiros e não só portugueses foi facilitada,ninguém pôs entraves,não houve uso da força militar. Estava tudo combinado entre os governos(português incluido) e os militares golpistas da Guiné.

Quanto aos juizos de valor acerca do blogue revelam falta de argumentos e grande confusão de conceitos,por isso nada mais digo a esse respeito.
E em relação a popularidade das forças armadas ,só foram populares e bem,durante alguns meses após o 25 de Abril.
Haja a coragem de discutir abertamente e sem preconceitos a sua continuidade ou extinção e verá a surpresa que vai(vão)ter.
Com os meus cumprimentos

Unknown disse...

Não me parece que o grande mal esteja em termos Forças Armadas,pois se os outroe têm,lá teremos de nos defender na medida do possível.O que é escandaloso é termos todo esse efectivo de oficiais e generais para dirigir uma força armada de à volta de 40000 homens.E o que eles levam ao fim do mês...O escândalo está aí!...

Unknown disse...

Parabéns amigo ! Finalmente alguém que pensa como eu. Numa altura em que Portugal faz sacrifícios, que tem um défice (do estado e não do privado) pedem mais esforço ao privado para sustentar esses parasitas do estado. REDUZAM o salário dessa gente ! Um simples major que nunca fez nada na vida de jeito vai para a reforma com 3 e mais mil euros ??? Escandaloso !