quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

As últimas invasões de território português

As Invasões francesas-1807 a 1811

Foi há duzentos anos !!!desde aí,não mais o território português foi invadido por exércitos estrageiros. As últimas batalhas contra os franceses foram em 27 de Setembro de 1810 -Batalha do Buçaco (batalha decisiva) e em 3 de Abril de 1811 -Batalha do Sabugal .
Estas batalhas e outras foram comandadas pelo general britãnico Arthur Wellesley mais tarde conhecido por Duque de Wellington. O Comandante supremo,das forças armadas luso britânicas foi o marechal William Beresford .
No séc.XX não houve nenhuma intervenção das forças armadas portuguesas em territòrio nacional contra forças estrangeiras.
Durante a 2ª guerra mundial o corpo expedicionário português(duas divisões-40 000 homens) sofreu pesadíssimas baixas na Batalha de LA LYS em França ,contra os alemães,em 9 de Abril de 1918 .
Posteriormente,entre 1961 e 1974 esteve envolvido nas guerras coloniais em Guiné,Angola e Moçambique.
No pós 25 de Abril de 1974,para além da sua presença em Timor-Leste por mandato da ONU,as forças armadas portuguesas têm cumprido missões no ambito da Nato ,na Bósnia,Kosovo,Macedónia,Iraque,Afeganistão e Líbano.
Podemos concluir:
O tempo das invasões estrangeiras a Portugal já foi. O tempo em que os territórios e estados eram propriedade de reis e imperadores,também já foi.
Quem actualmente está interessado em invadir-nos e ocupar-nos?E se invadissem? " Não pode tanto um homem em sua casa que mesmo depois de morto são precisos quatro para o tirar "?Salvo erro ,foi o Marquês de Pombal que disse.
As forças armadas(FAP)não têm servido,nem é previsível que sirvam o interesse nacional.
As FAP ,pelo contrário têm servido nos últimos duzentos anos taõ só políticas de ocupação colonial
e imperialistas,sejam de Portugal-caso das colónias,seja da Nato,as restantes situações anteriormente referidas.
È para isto que queremos as FAP?
A sua extinção, só peca por tardia.A sua extinção é só uma questão de bom senso e bom gosto.
O que os sucessivos governos constitucionais não têm tido.
E os partidos de esquerda,(que estão fora do governo)por que esperam? Falta de coragem política?
Por que não lutam por um referendo?

Nenhum comentário: